MOLAS INDUSTRIAIS PEÇA INDISPENSÁVEL NA AGROINDÚSTRIA E INDÚSTRIA METAL MECÂNICA

As molas são peças muito utilizadas no ramo industrial e podem ser encontrados diversos tipos de molas industriais, com características e finalidades distintas, como amortecimento de veículos automotivos, prendedores de roupas ou em equipamentos odontológicos e etc.

Existem vários tipos de molas: molas de compressão, de tração, helicoidal, espiral entre outros.


Cada tipo é usado para diferentes situações e máquinas no nosso dia a dia, por exemplo, você já parou pra pensar que enquanto você digita um e-mail em um teclado de computador, você está interagindo com várias molas? Ou quando você aperta um botão, para acender uma lâmpada ou acionar uma campainha?


A mola é um objeto elástico utilizado para armazenar energia mecânica. Esses objetos mudam de forma como consequência de uma força externa e volta ao seu estado original quando a força é removida; essa situação é chamada de deformação elástica. Já, após a força ser aplicada, se o material não retorna ao seu estado original, dizemos que é uma deformação plástica.


Molas para a Agroindústria

Fabricantes de máquinas e equipamentos agrícolas necessitam muito de molas industriais. Molas de compressão, tração, torção, além de artefatos de arame são amplamente utilizados.

Algumas molas industriais são aplicadas em plantadeiras, colheitadeiras, tratores, enfardadeiras, pulverizadores, descascador de árvores e muito mais.

Esta procurando por molas para implementos agrícolas? Encontre os melhores fornecedores de molas para a indústria agrícola no portal www.agrometalmecnica.com.br


Quais são os diferentes tipos de molas industriais conhecidos por sua forma?

Uma mola deriva sua forma da bobina em suas extremidades. A seguir estão alguns dos principais tipos de molas identificados por sua forma de bobina.

Molas Helicoidais: Também conhecidas como molas helicoidais, essas molas recebem o nome de extremidades enroladas. Essas molas armazenam energia e podem resistir facilmente às forças de tração entre dois objetos. As molas helicoidais são instaladas em bogies ferroviários por suas qualidades de absorção de choque. As molas helicoidais também encontram emprego regular em várias aplicações industriais complexas devido às suas qualidades de absorção de choque.


Molas cônicas: Essas molas também são conhecidas como molas em forma de cone ou molas cônicas. As bobinas dessas molas se distinguem por extremidades afiladas formando uma forma cônica. As molas cônicas são usadas em aplicações como contatos elétricos ou botões de pressão.

Molas prato: As molas prato são basicamente discos de formato cônico, que são carregados na direção axial. Essas molas são usadas como disco único ou empilhadas com vários discos, dependendo da necessidade. Estas molas são consideradas ideais para aplicações industriais que exigem grande quantidade de força com uma pequena deflexão.


Molas de Relógio: Essas molas também são conhecidas como molas de força e se distinguem por sua forma helicoidal ferida. As molas são projetadas para expandir naturalmente. Essa expansão produz um pequeno movimento circular, também chamado de torque. Uma vez que a forma espiral se esgota, a mola do relógio volta à sua forma de relógio. Essas molas consistem em uma tira de bobina plana, que são firmemente enroladas umas nas outras formando uma forma de caracol. As molas de relógio são usadas quando várias voltas de mola de torção são necessárias em uma aplicação.


Molas planas: Estas molas recebem o nome de sua forma plana com uma alta relação largura-espessura. Essas molas podem ser aproveitadas em várias especificações, dependendo dos requisitos da aplicação. Molas cantilever, molas de folhas e outras variedades são as variantes mais populares nesta categoria. Essas molas são amplamente utilizadas na indústria automotiva.


Molas onduladas: Estas molas são distinguíveis devido aos seus designs compactos de tamanho de onda. Geralmente, as molas onduladas são usadas para aplicações de tamanho compacto. As molas onduladas estão substituindo as molas helicoidais em muitas aplicações industriais. As molas onduladas também são adequadas para aplicações onde são necessárias dimensões de montagem baixas.


Molas de Compressão: Estas molas são os tipos mais comuns de molas industriais . Essas molas também são usadas para aplicações comerciais. Essas molas são conhecidas por suas propriedades expansíveis. Isso significa que eles podem contrair e expandir quando a carga é aplicada. As molas de compressão podem armazenar energia mecânica, o que aumenta suas propriedades de absorção de choque. Estas molas não requerem fixações nas suas extremidades.


Molas de Tensão: São molas bem enroladas que são projetadas para operar sob tensão. As molas são esticadas até um certo comprimento quando a carga é aplicada. Na posição descarregada, as bobinas da mola se tocam. As molas tensoras são utilizadas para contrabalançar portas industriais pesadas. Essas molas industriais também são usadas para controlar alavancas em diversas aplicações industriais.


Molas de torção: Estes são os tipos de molas que usam forças axiais. Ao contrário das molas de compressão, as extremidades dessas molas são conectadas a outros componentes. Essas molas armazenam e liberam energia angular e podem ser projetadas para operar no sentido horário ou anti-horário. As molas de torção são fáceis de ajustar. Algumas de suas aplicações comuns incluem portas de garagem, portas traseiras basculantes, dobradiças, aplicações de retorno de alavanca, etc. As molas helicoidais são o tipo de molas de torção. As molas de torção dupla são os tipos mais populares de molas de torção. Essas molas são projetadas para resistir a forças de torque ou rotação. As molas de torção dupla apresentam seções de bobina do lado esquerdo e direito. Essas molas são projetadas separadamente e a força total é determinada como a soma de dois.


Molas de Força Constante: Estas molas são projetadas para aplicações que requerem tensionamento, contrapeso e cargas contínuas. Estas molas são ainda distinguidas em dois tipos:


Molas Motorizadas: Estas molas são projetadas para aplicações que requerem altos níveis de torque. Essas molas podem ser usadas para fornecer e criar energia rotacional ou linear.


Molas de extensão: Estas molas são projetadas para aplicações de alta carga. As molas de extensão podem ser facilmente estendidas 50 vezes até seu comprimento relaxado e fornecem força constante.


Molas Mecânicas: A maioria das molas industriais são muitas vezes confundidas com molas mecânicas. No entanto, esses são os tipos de molas projetadas para girar, deslizar, estender, puxar, comprimir ou exercer força, quando uma força maior é aplicada. Essas molas são usadas em uma variedade de aplicações industriais nas áreas militar e aeroespacial, petróleo e gás e muito mais.


Molas Variáveis: São basicamente molas de compressão, onde a quantidade de resistência da bobina à carga varia de acordo com a aplicação.


Molas de Ampulheta: Estas molas têm diâmetro menor no centro e são mais largas nas bordas, assemelhando-se a uma ampulheta. Essas molas são conhecidas como molas côncavas e são ideais para aplicações de alta carga.


Molas de compressão cônica: A mola de compressão cônica é um dos modelos mais famosos destinados para o segmento industrial. Ela tem a função de armazenar energia mecânica no interior de diversos maquinários, sendo possível ser aplicada em vários setores já que possui modelos de fabricação diferentes. A mola de compressão é confeccionada principalmente por: bronze, aço inox ou aço carbono.

Encontre os principais fornecedores de molas para a Agroindústria e Industria Metal Mecânica do Brasil


Tem alguma duvida? Então acesse os fornecedores de Molas industrias no www.agrometalmecanica.com.br tire suas dúvidas e solicite um orçamento grátis.


MARKETING AGRO METAL MECANICA







17 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo