O que são Máquinas Agrícolas?

Existem diferentes tipos de máquinas agrícolas que cumpre um papel indispensável na agricultura, neste artigo vamos discutir sobre os diferentes tipos e quais os benefícios que trazem para o agricultor. Além de aprender como escolher o melhor maquinário para sua propriedade.

As máquinas agrícolas são peças-chave para o auxílio nas tarefas do campo. Elas servem para aumentar a agilidade e rentabilidade do produtor. A mecanização dos processos agrícolas surgiu como uma demanda pela produção de alimentos em maior escala.


Atualmente, com o avanço tecnológico do setor, é possível encontrar máquinas para exercer diversas atividades no campo, proporcionando maior produtividade, precisão e agilidade.


Entre as principais máquinas agrícolas, é possível citar as que desempenham funções de: preparo do solo, semeadura, plantio e transplante, além de coleta e aplicação de fertilizantes e adubos.


Certamente, aí na sua propriedade você deve possuir pelo menos um deles. Neste artigo vamos falar dos principais implemento agrícolas e como eles contribuem diretamente na agricultura.


Benefícios das Maquinas agrícolas

A mecanização do trabalho agrícola contribui para todas as etapas da produção, tornando os processos mais rápidos e eficientes.


Confira abaixo as principais vantagens obtidas com o uso de implementos agrícolas:


Aumento da produtividade em relação à quantidade, qualidade, tempo e custo;

Aumento da vantagem competitiva do produtor;

O atendimento a prazos cada vez mais apertados e calendários de safras;

A diminuição de desperdícios entre as etapas da produção;

A redução de custos de mão-de-obra, de falhas e do impacto ambiental;

E melhor qualidade de vida para o trabalhador rural, que ganha condições de trabalho mais satisfatórias.


Máquinas agrícolas: principais tipos e funcionalidades

Maquinário de apoio à produção rural e agrícola, têm permitido a otimização e a ampliação da capacidade produtiva, a redução de perdas, a autossuficiência dessas propriedades e, claro, a inserção dos pequenos e médios agricultores no mercado.


Veja abaixo as maquinas agrícolas mais utilizadas no campo:

Maquinas agrícolas de preparação do solo

Arados

Usados no preparo periódico primário do solo, ajudam a romper camadas compactas para que entre a luz solar e nutrientes. Podem ser de discos ou de aiveca.